A Associação de Apoio à Criança de Castelo Branco (AACCB) apresenta à comunidade o projeto “À conversa pela cidade” – Incluir as Diferenças”, que tem como alicerce o II Encontro Incluir as Diferenças – Deficiência Intelectual e Doença Mental, realizado no dia 25 de setembro de 2020.
Este evento, ao contrário dos anteriores, e como o próprio nome indica, tem vindo a ser gravado pela cidade – em diversos espaços nobres – e não tem uma data fixa, uma vez que as gravações estão ainda a acontecer. O miradouro do castelo, a Sala da Nora do Cineteatro Avenida e o Museu Cargaleiro foram os locais escolhidos para as gravações. A ideia passa por trazer especialistas à cidade de Castelo Branco, nas diferentes áreas do conhecimento que englobam a Doença Mental e a Deficiência Intelectual e, numa conversa informal, serem debatidos temas importantes que englobam o campo da Saúde Mental. O Dr. Pires Robalo, juiz desembargador, explica os trâmites legais do processo de maior acompanhado e do internamento compulsivo. A Dra. Antónia Mateus, médica psiquiátrica, fala sobre o início dos sintomas e o decurso de todo o processo da patologia mental, sobretudo em tempos de pandemia. O Dr. João Albuquerque, também médico psiquiatra, vem para nos falar sobre a questão do duplo diagnóstico. A psicóloga, Dra. Liliana Carril aborda uma perspetiva de intervenção com estes utentes através da intervenção assistida por cães e, por fim, a Dra. Rosa Araújo, educadora social, fala-nos sobre a abordagem Snoezelen 24.
O “À Conversa pela Cidade – Incluir as Diferenças” está disponível no canal de Youtube da AACCB e a concretização deste projeto só foi possível devido aos Projetos cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P (Instituto Nacional para a Reabilitação).