BROCHURAS INFORMATIVAS
Guia prático – Os direitos das pessoas com deficiência em Portugal
Neste Guia é disponibilizada informação sobre apoios sociais, medidas de apoio ao emprego e formação profissional, benefícios sociais e fiscais e informação prática sobre a rede de Balcões da Inclusão ou sobre como solicitar um Atestado Médico de Incapacidade Multiuso.
Este Guia é também um instrumento formativo, na medida em que esclarece sobre terminologias corretas a adotar, contribuindo para apoiar as pessoas com deficiência na concretização dos seus direitos e na sinalização de práticas de discriminação em razão da deficiência.
Guia_Práticoda_Economia_Social
AREAC – Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro
Manual_Eficiencia Energetica Solidária

Guia do Sobrevivente e do Cuidador
A Portugal AVC lançou “AVC: E agora? – Guia do Sobrevivente e do Cuidador”, em que se procura dar resposta às principais questões que se colocam após o AVC, dos primeiros dias até ao longo da vida do Sobrevivente.
Está disponível gratuitamente para Sobreviventes e Cuidadores, e também Unidades de AVC, Serviços de Medicina Física e Reabilitação, Centros de Saúde, Unidades de Saúde em geral, e outros interessados. Pedidos para .
Para consultar a versão digital, clique aqui
Manual para cuidar da pessoa com demência
Este manual do cuidador tem como objetivo ajudar a enfrentar os problemas mais comuns do cuidador da pessoa com demência – sendo a Doença de Alzheimer a mais comum. Está dividido por seis secções:
1) informação sobre a doença de Alzheimer,
2) O início da doença,
3) a mudança constante das necessidades da pessoa com demência,
4) lidar com a prestação de cuidados,
5) principal legislação aplicável e
6) Como obter ajuda.
Para uma Educação Inclusiva – Manual de apoio à prática
No seguimento da publicação do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, e conforme definido no seu artigo 32.º, a DGE disponibiliza o Manual de Apoio à Prática cuja finalidade é a de apoiar os profissionais na implementação do novo regime jurídico da educação inclusiva, assim como apoiar os pais/encarregados de educação na sua colaboração com a escola.
O compromisso com a construção de uma escola inclusiva é um desígnio nacional e um desafio para o qual estamos TODOS convocados.
Brevemente será disponibilizada a versão deste Manual em formato acessível.
Manual de Avaliação Funcional para o Risco de Quedas em Pessoas Idosas (download gratuito)
O projeto de investigação ESACA (Mendes & Pereira, 2017) constituiu-se como um projeto que visa dar resposta à problemática da queda, proporcionando bens e serviços futuros que correspondam às necessidades sentidas pelas pessoas idosas, famílias, cuidadores e instituições (sector público e social).Este manual, Livro 1, foi elaborado no âmbito do projeto ESACA e propõe um conjunto de testes de aptidão funcional que avalia o perfil individual de risco de queda do idoso, incidindo nos fatores que potencialmente induzem a queda e a lesão.
Relatorio_Monitorizacao_RNCCI_1_Semestre-2017
BOOM DIGITAL? Crianças (3-8 anos) e ecrãs
Autoria: ERC – fevereiro.2018
Novo Guia de Apoio ao Envelhecimento Ativo das Pessoas com Deficiência
Este Guia visa ajudar e esclarecer alguns aspetos mais importantes que marcam o processo de envelhecimento das pessoas com deficiência, registando algumas dicas que podem clarificar dúvidas que vão surgindo, favorecendo assim a sua saúde, participação e qualidade de vida.
Pode ser consultado aqui
___________________________________________________________________________________________________________
Relatorio “Pessoas com Deficiência em Portugal”
Indicadores de Direitos Humanos – 2017
Este relatório pretendeu sistematizar informação sobre a situação das pessoas com deficiência em Portugal a partir de fontes secundárias, nacionais e internacionais, e extrair indicadores através dos quais se possa aferir o progresso alcançado na realização dos direitos humanos das pessoas com deficiência em Portugal.
_____________________________________________________________________________________________________________
O Plano de Ação 2017-2018 da ENIPSSA 2017-2023
Elaborado pelo Grupo de Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia e previsto na Resolução do Conselho de Ministros nº107/2017, de 25 de julho.
Este Plano contempla 104 medidas, orçadas em mais de 60 milhões de euros, estando algumas já em desenvolvimento, destacam-se como principais medidas o acolhimento residencial, alargamento e integração da intervenção na área da saúde e a promoção da formação e da integração profissional das pessoas sem-abrigo,
Consulte aqui o Plano de Ação 2017-2018
_____________________________________________________________________________________________________________