SOBRE A ROTASS

 

O projecto Rotass – Rede Operacional e Técnica da Apoio ao Setor Solidário, pretende a promoção de uma rede de intercâmbio de informação e de partilha de boas práticas. Pretende-se que esta Rede seja estruturante em termos de atividades a desenvolver no contexto da economia social, o que implica que o trabalho das instituições associadas da CNIS deva ter em conta as aprendizagens resultantes de experiências similares em outros contextos e por outras entidades.

Com este projeto, a CNIS vai desenvolver um trabalho em rede, de proximidade, de prevenção, de apoio e de desenvolvimento de soluções ajustadas às suas associadas que sejam facilitadoras de uma melhoria da eficiência e da eficácia da sua própria gestão.

Pretende-se ainda, que a promoção deste trabalho em rede entre parceiros nacionais potencie, entre outras coisas, a aposta numa dimensão transnacional para a cooperação com parceiros de outros países, programas multilaterais e organizações internacionais de tipo guarda-chuva. Dessa forma, será mais fácil encontrar uma abordagem comum na procura de soluções partilhadas para problemas idênticos, com base na troca de boas práticas e experiências pelos diversos parceiros e no desenvolvimento de novas ferramentas e procedimentos de cooperação.

Pretende-se ainda desenvolver estudos temáticos, nomeadamente ao nível da importância económica e social das IPSS em Portugal, que permitam obter dados mais objetivos da importância e dimensão assumida por este setor no nosso país e que habilitem a CNIS, no exercício das suas funções, enquanto parceiro interlocutor com o Estado.