Em junho de 2019 o Instituto Nacional de Estatística (INE) lançou pela primeira vez, com a colaboração da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, o Inquérito ao Setor da Economia Social 2018 (ISES), um projeto inovador inicialmente pensado como uma extensão do Inquérito às Práticas de Gestão (IPG) que evoluiu para uma versão expandida de modo a integrar questões específicas do setor da Economia Social.
O inquérito foi dirigido aos dirigentes de topo do universo da Economia Social em Portugal, que compreende Cooperativas, Associações mutualistas, Misericórdias, Fundações, IPSS e Associações com fins altruísticos.
Os primeiros resultados deste inquérito, centrados essencialmente na análise das práticas de gestão das entidades da Economia Social e da caracterização dos seus dirigentes, foram divulgados em novembro do ano passado. Os resultados remanescentes foram apresentados em setembro de 2020, os quais possibilitaram uma caracterização mais detalhada do setor, nomeadamente em termos das atividades desenvolvidas, composição interna, relações com entidades do setor público, privado e outras entidades da Economia Social, iniciativas de responsabilidade social e meios de financiamento.
A CASES e o INE apresentam agora uma publicação que reúne, num único documento, todos os importantes resultados alcançados com este estudo.
Publicação digital ISES