A 20 de outubro comemora-se, uma vez mais, o Dia Nacional da Paralisia Cerebral – que se assinala desde 2014 após decisão de instituir tal data por parte da Assembleia da República (Resolução n.º 27/2014). Para um ano que se admitia de “transição” entre limitações impostas pela pandemia e o desejado regresso à “normalidade”, a Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) apostou num programa exclusivamente digital.
As comemorações são realizadas em colaboração com uma das associadas da FAPPC e este ano a parceria é com a Associação de Paralisia Cerebral de Braga (APCB).
Assim, nos próximos dias 19 e 20 de outubro irá decorrer um Seminário, em formato digital, promovido pela FAPPC e pela APCB. O seminário terá lugar na Plataforma Zoom (não obrigando a qualquer inscrição prévia ou registo *): em edufor.pt/fappc.
O “local de encontro” será em www.edufor.pt/fappc
No dia 19 de outubro (manhã e tarde), o encontro terá uma vertente mais técnica e profissional. “A Educação na Intervenção Precoce”, “Educação Inclusiva” e “Transições para a Vida Adulta” irão ser os temas em debate.
A 20 de outubro, durante a manhã, o tema escolhido é a “Autodeterminação: discursos na 1.ª pessoa”. Sexualidade, emprego, comunicação e mobilidade em espaço urbano são os temas propostos para debate. A última intervenção do painel sobre Autodeterminação caberá a Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência.
Ainda no dia 20 de outubro, da parte da tarde – e especificamente destinado à comunidade académica – serão promovidas várias “conversas” e “confrontos de ideias” em distintas redes sociais. Além, naturalmente, um pouco por todo o país, de um conjunto diversificado de atividades e eventos dinamizados pelas associadas da FAPPC.
A realçar que continua a ser grande aposta da FAPPC fazer com que todos, sem exceção, compreendam e assumam que a Paralisia Cerebral é uma realidade diária para muitas pessoas. Não pretendemos “normalizar” o assunto mas queremos, sempre que tal for possível, ajudar a eliminar barreiras e preconceitos em relação às pessoas com Paralisia Cerebral.
Neste próximo dia 20 de outubro – como nos restantes dias do ano! – é propósito da FAPPC e da APCB que todos assumam o compromisso de afirmar a condição das pessoas com paralisia cerebral. Defendendo, de forma intransigente, a efetiva implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
A FAPPC é a única organização não-governamental de âmbito nacional da área da paralisia cerebral – congregando 18 associadas instaladas no território continental e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores e representando cerca de 20.000 pessoas com paralisia cerebral e respetivas famílias.
* com transmissão também em www.facebook.com/FAPPCPortugal