Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

ASSOL promove reflexão sobre práticas do CRI e publica livro “Pertencer & Participar para Aprender”

Biblioteca Digital, Publicações das Instituições

CRI-livro 20-02-2018O livro “Pertencer & Participar para Aprender” publicado pela equipa do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) da Associação de Solidariedade Social de Lafões (ASSOL), e apresentado publicamente no passado dia 13 de dezembro de 2017, no II Encontro do ODDH, resultou de uma reflexão sobre as práticas do CRI e o trabalho que a sua equipa tem vindo a desenvolver, em conjunto com as escolas, para a promoção da inclusão social das crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE).

A ASSOL propõe neste livro uma “Lista de Verificação da Inclusão” que pretende facilitar a operacionalização do conceito de inclusão, integrando três secções, cada uma com indicadores observáveis: 1) Inclusão; 2) Planeamento centrado no aluno; 3) Reconhecimento dos direitos do aluno. Esta Lista evidencia ainda o valor de aprendizagens que a escola tradicionalmente desvaloriza, mas que poderão ser fundamentais para uma vida adulta com qualidade, sendo assim um instrumento de trabalho útil também para professores, outros técnicos e famílias.

Este trabalho desenvolvido pelo Centro de Recursos para a Inclusão da ASSOL permitiu “concluir que se torna necessário e possível alterar, significativamente, a forma como apoiamos os alunos com NEE, com vantagens para estes e também para os profissionais envolvidos. Acreditamos que os apoios, mais do que trabalharem o desenvolvimento do aluno, devem ajudá-lo a participar nas atividades da escola e da sua turma”.

A edição do livro “Pertencer & Participar para Aprender” foi apoiada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação. Para mais informações contactar assol@assol.pt