“Here We Are” juntou APCC e organização húngara
A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) foi distinguida com um Prémio Eurodesk, na categoria de Ações de Solidariedade, pelo projeto “Here We Are”, que desenvolveu em 2017 e 2018 em parceria com a organização húngara EgyüttHató Egyesület.
Este galardão, de âmbito europeu, pretende distinguir as iniciativas mais inovadoras e com maior impacto levadas a cabo por organizações que trabalham na área da juventude. Na edição deste ano, concorreram projetos de 17 países da União Europeia, tendo o júri destacado, no caso do “Here We Are”, o alcance das ações realizadas e a capacidade para estabelecer pontes com outras entidades e serviços, tanto em Portugal como na Hungria.
Aquele projeto envolveu diretamente quatro jovens utentes da APCC (André Vitorino, Bernardo Vieira, Diogo Sacramento e Ivo Rodrigues) e seis do parceiro húngaro, com o objetivo de dar visibilidade às pessoas com deficiência nos meios em que estas se inserem. Foi feita uma aposta numa forte vertente pública, nomeadamente pela divulgação através das redes sociais, Internet e comunicação social, mas também pela realização de atividades na comunidade.
Em Portugal, o conjunto de ações incluiu, entre outras, um debate sobre o olhar dos Media e da sociedade sobre as pessoas com deficiência, uma iniciativa que permitiu experimentar diversos jogos do género sala de fuga que simbolizavam os obstáculos do quotidiano ou a produção de um vídeo que procurava promover a inclusão através do combate aos estereótipos.
O sucesso do projeto “Here We Are” levou, entretanto, ao desenvolvimento de uma espécie de segunda versão, com os mesmos intervenientes e também com o apoio do programa europeu Erasmus+, mas desta vez sob a designação “Still Here”. Será nesse âmbito que, até julho do próximo ano, serão realizadas diversas iniciativas com o propósito de sensibilizar a população para temas como a equidade e os direitos humanos das pessoas com deficiência.
A Eurodesk é uma rede europeia de informação, apoiada pela Comissão Europeia, dirigida aos jovens e aos profissionais da área da juventude. Presta informação e promove oportunidades de formação, emprego, projetos e eventos no espaço europeu e dispõe de serviços e parceiros em 31 países, tanto organismos governamentais como organizações não governamentais.