» ADIC | Reabertura do Jardim de Infância

“… não se pode perder de vista a importância das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças e a garantia do seu direito de brincar”.

A reabertura do pré-escolar: privilegiar atividades em espaços abertos, sem festas mas com “direito a brincar”

O Jardim de Infância da ADIC reabre no próximo dia 1 de junho, quando se inicia a terceira e última fase do plano de desconfinamento. Trabalhar em pequenos grupos ou individualmente quando possível, lavar as mãos muitas vezes, não levar de casa brinquedos, trocar os sapatos quando se chega são apenas algumas das medidas que vão ser adotadas pela Instituição.

Mas há também orientações específicas para as crianças desta faixa etária, entre os 3 e os 5 anos, e que, embora seja feita uma referência às regras atuais de “distanciamento físico”, é fundamental que não se pode perder de vista a importância das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças e a garantia do seu direito de brincar. Por isso, não se impede a partilha de brinquedos nem atividades de grupo, mas sugere-se a desinfeção dos mesmos entre utilizações e formas de conviver mais seguras. As atividades de leitura de histórias devem ser feitas em “círculo alargado”.

As crianças vão estar, preferencialmente, em espaços abertos, como no enorme recreio que a Instituição possuí.

Pelo menos nesta fase devem-se cancelar festas e reuniões de encarregados de educação presenciais.

Crianças sem máscaras
Sobre a rotina de lavagem das mãos, é muito importante esta prática ser realizada em em vários momentos do dia: quando se entra no jardim de infância, antes e após refeições e idas à casa de banho e sempre que regressem do espaço exterior. A criança deve ser deixada à porta por apenas um encarregado de educação e as pessoas externas ao processo educativo, só excecionalmente podem entrar no estabelecimento de educação.

Realça-se que em situação alguma serão colocadas máscaras às crianças. Estes equipamentos de proteção individual apenas terão de ser usados pelos adultos.

Pode consultar aqui o atual plano de contigência do Jardim de Infância.

Com enorme sentido de responsabilidade e consciencialização social, TUDO VAI CORRER BEM!

A Direção