Dia 15 de janeiro de 2021 – CNIS ASSINALA 40 ANOS DE DEFESA DAS IPSS

Esta sexta-feira, dia 15 de janeiro, a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) assinala 40 anos de vida, em que tem sido o rosto e a voz de milhares de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Foi a 15 de janeiro de 1981, na sequência do II Congresso das Instituições Privadas de Solidariedade Social, que decorreu no Porto, nos dias 14 e 15 de junho de 1980, que foi constituída, por escritura pública, a então União das IPSS, a qual subscreveram 43 instituições.

O grande crescimento e as necessidades cada vez maiores de representação das IPSS espalhadas pelo país, exigiu uma reestruturação organizacional e, em 2003, a UIPSS daria lugar à CNIS.

Hoje, a CNIS congrega duas Federações (da área da deficiência), três Uniões Regionais, 17 Uniões Distritais e 3.026 IPSS, constituindo-se como a maior e mais representativa organização do Sector Social Solidário.

Para assinalar a data, e face aos constrangimentos da pandemia da Covid-19, a CNIS promove uma sessão comemorativa simbólica e online ( https://www.youtube.com/watch?v=K-2UO3KfoDo) com dois momentos distintos.

Primeiro, o presidente da Direção, padre Lino Maia, fará uma breve declaração evocativa das quatro décadas da Confederação e, depois, será apresentado um estudo desenvolvido por investigadores da Universidade de Évora.

O estudo será apresentado pelo docente e investigador Manuel Lopes, coordenador do projeto, que se intitula «As respostas sociais no percurso de cuidados à pessoa com dependência».

Este é um estudo que aborda a situação do envelhecimento da população portuguesa, com dois grandes objetivos: compreender e caracterizar a dependência das pessoas cuidadas nas respostas sociais de Estrutura Residencial Para Idosos e Centro de Dia; e desenvolver um modelo de cuidados adequados à nova realidade de dependência dos mais idosos.

A sessão comemorativa online será disponibilizada nos sites da CNIS e do jornal Solidariedade, tal como na página de Facebook deste último, na manhã desta sexta-feira.