ESTUDOS DA CNIS

Estudo “Impacto da pandemia de COVID-19 nas IPSS e seus utentes em Portugal” Uma equipa de investigadores da Área Transversal da Economia Social da Católica no Porto em colaboração com a CNIS, apresentou no dia 2 de março de 2021, numa sessão online, que contou com mais de 350 participantes, o estudo que envolveu 329 IPSS de todo o país e que permitiu traçar um retrato da forma como as IPSS reagiram face à pandemia. Pode consultar o estudo aqui


Estudo  «AS RESPOSTAS SOCIAIS NO PERCURSO DE CUIDADOS À PESSOA COM DEPENDÊNCIA»  Para assinalar a data, e face aos constrangimentos da pandemia da Covid-19, a CNIS promoveu uma sessão comemorativa simbólica e online ( https://www.youtube.com/watch?v=K-2UO3KfoDo) com dois momentos distintos. Primeiro, o presidente da Direção, padre Lino Maia, fez uma breve declaração evocativa das quatro décadas da Confederação e, depois, foi apresentado um estudo desenvolvido por investigadores da Universidade de Évora. O estudo foi apresentado pelo docente e investigador Manuel Lopes, coordenador do projeto, que se intitula «As respostas sociais no percurso de cuidados à pessoa com dependência». Este é um estudo que aborda a situação do envelhecimento da população portuguesa, com dois grandes objetivos: compreender e caracterizar a dependência das pessoas cuidadas nas respostas sociais de Estrutura Residencial Para Idosos e Centro de Dia; e desenvolver um modelo de cuidados adequados à nova realidade de dependência dos mais idosos. 15.jan.2021


Estudo “Importância Económica e Social das IPSS em Portugal: Central de Balanços (2016, 2017 e 2018)

Decorreu, no dia 30 de julho de 2020, na cidade do Porto, a apresentação do estudo “A Importância Económica e Social das IPSS em Portugal: Central de Balanços (2016,2017 e 2018)”. Presidida pelo Sr. Pe. Lino Maia, Presidente da CNIS, a sessão presencial teve lugar na Biblioteca do Museu da Fundação de Serralves, tendo o estudo sido apresentado pelo Prof. Américo Mendes, coordenador da ATES (Área Transversal da Economia Social), da Universidade Católica Portuguesa do Porto. O evento contou com a participação do presidente da Fundação BPI/La Caixa, Artur Santos Silva e com a presença na plateia, repleta de representantes do sector social e de outros setores.


Estudo “Importância Económica e Social das IPSS em Portugal”


» Comissão de Trabalho e Segurança Social, 27 de fevereiro de 2019  Audição da CNIS sobre o Estudo “Importância Económica e Social das IPSS’s em Portugal” Padre Lino Maia e Professor Américo Mendes, coordenador do estudo.



A CNIS apresenta a síntese final dos principais resultados do Diagnóstico de Saúde da população servida pelas IPSS associadas na CNIS.

(Data da publicação: 24.setembro.2018)