“Aprender a gastar para saber poupar”

“Aprender a gastar para saber poupar”

O objectivo deste Programa é delinear o plano de funcionamento de um serviço de aconselhamento em gestão do orçamento familiar e estímulo à poupança a disponibilizar pelas IPSS interessadas. Este plano de funcionamento terá duas componentes principais.

A primeira componente consistirá em delinear os moldes em que o serviço deve ser prestado e sua organização logística, seguindo de perto o recomendado a este respeito no estudo As Instituições Particulares de Solidariedade Social num contexto de crise económica.

A segunda componente será a preparação dos conteúdos para divulgação deste serviço, junto de dois públicos-alvo:

  1. Voluntários a atrair para a prestação deste serviço.
  2. Potenciais utentes do serviço.

O objectivo deste programa é ensinar na prática como é que as pessoas podem gerir melhor os seus orçamentos familiares e não tanto desenvolver conteúdos programáticos para o efeito.

Este programa visa sobretudo captar voluntários que saibam utilizar os conteúdos disponibilizados por outras instituições para ensinar pessoas concretas a gerir os seus orçamentos familiares.

Entre os conteúdos disponibilizados por outrem que aqui serão tidos em conta incluem-se os conteúdos que vierem a ser disponibilizados no futuro portal do Plano Nacional de Formação Financeira, o qual será supervisionado pelo Banco de Portugal.