Neuropediatra Luis Borges vai ser homenageado pela APCC

Aula Aberta terá lugar no Conservatório de Coimbra

A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) irá prestar tributo ao neuropediatra Luís Borges, com a realização de uma Aula Aberta proferida pelo próprio, no que se pretende que seja um momento de celebração do seu contributo para a medicina e, em particular, para a evolução das formas de acompanhamento de crianças com doenças neurológicas e do desenvolvimento, assim como das suas famílias.

O evento decorrerá no dia 13 de abril, a partir das 15H00, no Auditório do Conservatório de Música de Coimbra. O tema desta Aula Aberta será “Plasticidade Neuronal e o Desenvolvimento Cognitivo – Dados Fornecidos pela Observação de Crianças com Enfartes Perinatais”.

Esta será, portanto, uma oportunidade para reconhecer o profundo conhecimento de Luís Borges e partilhá-lo com a sociedade, mas também a sua abordagem humanista ao exercício da medicina. Pretende-se, ainda, agradecer a forma como se envolveu diretamente no quotidiano da APCC desde a fundação e a influência que teve no modelo de intervenção do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra, traduzido numa abordagem interdisciplinar e centrada na família.

Luís de Mello Borges é dos mais conceituados neuropediatras portugueses, com largos anos de experiência de intervenção em problemas do desenvolvimento da criança e com reconhecimento pelos pares a nível nacional e internacional. Entre os vários e importantes cargos que exerceu, foi presidente da Sociedade Portuguesa de Neuropediatria e desempenha atualmente a mesma função na Associação Nacional de Intervenção Precoce. Na APCC, além de presidente da Assembleia Geral (cargo que ainda ocupa), foi diretor clínico do Centro de Reabilitação até 2011, mantendo a atividade como neuropediatra até ao momento.