Fundação Dr. José Lourenço Júnior | Lar Otília Lourenço

O PIEE IPSS – Programa Integrado de Eficiência Energética para as IPSS, que arrancou em Janeiro de 2018 e tem agora a sua conclusão, teve como objetivo principal sensibilizar e capacitar os colaboradores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de todo o território nacional para a temática da Eficiência Energética, através da criação e capacitação de uma rede de Coordenadores Internos de Energia (CIE).

Este Programa resulta de uma medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC 2017-2018), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), cujo Promotor é a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional).

A Fundação Dr. José Lourenço Júnior, com o seu equipamento social Lar Otília Lourenço em Abiul, participou neste programa tendo passado por um criterioso processo de seleção, o qual teve por base o potencial de redução de consumos do Lar e a avaliação do Coordenador Interno de Energia (CIE).

Com o apoio da ENERDURA – Agência Regional de Energia da Alta Estremadura, a instituição apresentou propostas de diversas medidas de âmbito comportamental, pedagógico e de sensibilização a colaboradores, utentes e famílias, que contribuirão para a melhoria da eficiência energética do equipamento, o aumento do seu desempenho energético e a redução da fatura de energia elétrica do seu edifício, tendo a Fundação Dr. José Lourenço Júnior | Lar Otília Lourenço, ficado classificada nos cinco primeiros lugares, por apresentar um bom resultado ao nível do índice de eficiência absoluto, e da progressão realizada.

Deste modo, a Fundação Dr. José Lourenço Júnior | Lar Otília Lourenço recebeu um prémio no valor de 5.000 € o qual será constituído pela realização de um diagnóstico energético e a implementação de medidas de eficiência energética, tendo a Cerimónia de Entrega de Prémios da medida PIEE IPSS decorrido no passado dia 4 de dezembro, durante a realização do Encontro Nacional das Agências de Energia e Ambiente (ENAEA2019), em Espinho, no FACE – Fórum de Arte e Cultura de Espinho.