Capacitar para intervir ativaMente

Uma equipa técnica do Lar Otília Lourenço de Abiul, irá deslocar-se à Holanda no início de Setembro, para visitar diversos espaços de acolhimento de idosos e participar em sessões de formação específicas em terapias Snoezelen e de estimulação cognitiva, em contexto geriátrico. Conhecer boas práticas a nível europeu em particular na Holanda, ao nível dos cuidados geriátricos, representa uma oportunidade para uma reflexão sobre as práticas em curso a nível nacional e na instituição.

Esta equipa será recebida numa das mais prestigiadas instituições para pessoas com demência, The Hogeweyk, uma “vila” holandesa construída de raiz e reconhecida internacionalmente pelo carácter inovador da sua metodologia de abordagem e de apoio, a pessoas com Alzheimer. Serão ainda visitados outros locais onde a abordagem inovadora ao nível de cuidados à comunidade sénior é reveladora da preocupação deste país com o envelhecimento da sua população, já desde os anos 90.

Esta deslocação é financiada pelo Projeto Erasmus+ , num projeto de mobilidade que se denominou “Capacitar para intervir ativaMente”.

A iniciativa enquadra-se na missão da Fundação Dr. José Lourenço Júnior, ao reforçar as competências técnicas dos recursos humanos do Lar Otília Lourenço, ao aumentar a qualidade do serviço que presta diretamente aos seus idosos e, indiretamente, ás suas famílias e ao trazer boas práticas que disseminará oportunamente junto dos seus parceiros e da rede social.