Assinatura de Protocolo entre Aero Clube de Bragança e União de Instituições Particulares de Solidariedade Social do Distrito de Bragança  

Basta voar para ajudar!!

Todos os sábados o Aero Clube de Bragança levará a voar todos os que ajudarem a causa solidaria de 2019.

Foi assinado no dia 16 de fevereiro de 2019, o protocolo de colaboração entre Aero Clube de Bragança (ACB) e a União de Instituições Particulares de Solidariedade Social do Distrito de Bragança (UIPSSDB).

À semelhança de anos anteriores, em que a vertente solidária nunca é esquecida, o ACB decidiu, para o ano de 2019, apoiar a UIPSSDB. Este apoio destina-se à aquisição de uma carrinha de transporte de pessoas que a UIPSSDB irá colocar a serviço próprio e das IPSS que representa.

Serão várias as formas em que o ACB irá ajudar. Em concreto, com toda a receita de venda de rifas do “CARETO AirShow” 2019, 10% da receita do merchandising ACB, 54 voos para utentes das Instituições associadas que nunca tenham voado e o lucro dos Batismos de Voo que serão feitos todos os sábados durante o ano. Assim, todos os sábados desde as 09h00 da manhã e quando as condições meteorológicas assim o permitirem, irão haver batismos de voo no Aeródromo Municipal de Bragança com a finalidade de angariar receita para esta causa.

A UIPSSDB é a expressão organizada da cooperação entre as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), sedeadas no distrito de Bragança ou nele exercendo a sua atividade, visando proteger o quadro de valores éticos e princípios sociais que lhes são comuns. Tem como objeto promover e coordenar ações que visem a cooperação, a parceria, a interajuda interinstitucional, a divulgação de boas práticas, a melhoria e qualificação das IPSS, bem como a consciencialização social dos cidadãos no território onde se insere.

O ACB desde sempre esteve atento aos problemas sociais. De uma forma mais expressiva, começou a apoiar anualmente uma Instituição de Solidariedade Social desde o início do Festival “CARETO AirShow”. Só entre 2016 e 2018 o ACB levou a voar, gratuitamente e pela primeira vez, mais de 300 pessoas que se assim não fosse, nunca teriam oportunidade de o fazer. Em 2018 conseguimos oferecer o mobiliário novo para o refeitório da Obra Kolping de Bragança, Instituição que desenvolve essencialmente o seu trabalho na área da Infância e Juventude e acolhe crianças provenientes de famílias multi-problemáticas, desestruturadas, com carências sócio-económicas.

 

Declarações de Nuno Fernandes, Presidente do Aero Clube de Bragança

Mais uma vez quisemos ajudar. Como já vem sendo hábito o ACB está atento aos problemas sociais. Na verdade, aquilo que fazemos é criar formas, através do trabalho da Direção e Sócios do ACB, de angariar receita para os bens necessários. Além disso, oferecendo voos a todos aqueles que não teriam maneira de o fazer de outra forma, estamos a dar um pouco de nós e a criar momentos inesquecíveis a todas estas pessoas. Confessamos que isso nos dá um gosto enorme, o partilhar emoções. Também nós como Associação sem fins lucrativos necessitamos de apoios, mas consideramos que os podemos partilhar com aqueles mais desfavorecidos.

Declarações de Paula Pimentel, Presidente da UIPSSDB

É, sem dúvida, uma iniciativa conjunta de excelência, que visa apoiar as várias IPSS do Distrito e que são Associadas da União.

A UIPSSDB é uma Instituição sem fins lucrativos e integra, presentemente, 83 IPSS que apoiam inúmeras pessoas através de diversos tipos de respostas sociais, que vão desde a infância, juventude, à idade adulta, população sénior e deficiência.

A União criou recentemente, através de parcerias, um Centro de Recursos de Ajudas Técnicas que disponibiliza, gratuitamente, a todas as Instituições, sempre que necessário, e pretende agora, com esta iniciativa solidária, promovida pelo ACB, aumentar o apoio com a aquisição de uma viatura, quer para utilização própria (já que um dos objetivos da União passa pela representação de todas as IPSS e, como tal, necessita constantemente de se deslocar) quer para utilização das várias Associadas.

Saliento o facto de, tanto a UIPSSDB como o ACB, serem instituições sem fins lucrativos e que se juntaram para, num trabalho de rede, beneficiar inúmeras pessoas, inúmeras instituições e, consequentemente quem delas precisa.

Apelamos, assim, a que tanto os dirigentes, colaboradores, utentes e amigos das IPSS possam usufruir de uma viagem aérea magnífica, contribuindo, desta forma, para uma boa causa.

Juntos podemos “VOAR” bem alto, em busca dos nossos sonhos!