APCC INAUGURA “BRIGHT”, UMA EXPOSIÇÃO DE PINTURA SOBRE FORMAS E AS SUAS HISTÓRIAS

Vão ser exibidas cerca de 40 obras criadas por utentes da instituição

A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) volta a abrir as portas da Sala O2 para revelar mais um conjunto de criações artísticas dos utentes que frequentam aquela resposta do seu Centro de Atividades Ocupacionais.

No próximo dia 18 de junho, pelas 10H30, é inaugurada a exposição “Bright – Formas com Mensagens” na Quinta da Conraria, que revelará cerca de quatro dezenas de pinturas sobre papel, acompanhadas por pequenos textos em que os seus autores desvendam as histórias por detrás de cada uma.

Estas pinturas poderão depois ser vistas até 6 de julho, sempre entre as 10H30 e as 12H00 (dias úteis), coincidindo este horário com o funcionamento normal da Sala O2.

Desta forma, e à semelhança do que já aconteceu em abril e maio passados com a exposição “Figuras Assustadoras”, os visitantes terão a oportunidade de conhecer também o ambiente quotidiano de trabalho naquele espaço, com a presença dos autores no seu contexto.

A Sala O2 da APCC é dirigida a pessoas com deficiência e incapacidade com significativas limitações da atividade e restrições na participação. É frequentada por pessoas empenhadas em trabalhar, com ou sem adaptações, e mostrar as suas atividades sociais, criativas ou lúdicas, numa perspetiva ordenada do saber fazer.

Desde o ano passado que, no âmbito daquela Sala, tem vindo a ser desenvolvido o projeto SOCRIN – SOCIALMENTE, CRIATIVO e INCLUSIVO, que pretende trabalhar a transformação das mentes dos utentes e contribuir para a sociabilização deste grupo de pessoas, também através de um convite à sociedade para abraçar este projeto.

Através da apresentação de trabalhos artísticos ou produtos manufaturados, a APCC apoia e fomenta o processo inclusivo, em linha com a sua missão de promover a inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência nos que têm deficiência ou incapacidade.