A Cáritas Coimbra é parceira da Iniciativa da Comissão Europeia sobre Cancro de Mama

A Cáritas de Coimbra associou-se à Iniciativa da Comissão Europeia sobre Cancro de Mama, enquanto potencial agente de contributos para a disseminação de boas práticas e guidelines para efeitos de rastreio e tratamento.

É uma iniciativa da Comissão Europeia sobre Cancro de Mama (European Commission Breast Cancer Initiative – ECIBC): Qualidade e Igualdade no Cuidado do Cancro de Mama

O que é a ECIBC?

A Iniciativa da Comissão Europeia sobre o Cancro da Mama (ECIBC) é uma iniciativa centrada na pessoa para melhorar e harmonizar o tratamento do cancro da mama na Europa.

A ECIBC está a desenvolver as mais atualizadas recomendações baseadas em evidências sobre rastreamento e diagnóstico do cancro de mama, juntamente com uma plataforma de diretrizes baseadas em evidências de alta qualidade, cobrindo todo o caminho do cuidado. Estes servem como base para o desenvolvimento de um esquema de garantia de qualidade aplicável pelos serviços de cancro de mama.

A ECIBC decorre da vontade das instituições europeias e dos Estados-Membros. Desde o seu lançamento em 2012, a Direção-Geral da Saúde e da Segurança Alimentar da Comissão e o Centro Comum de Investigação têm cooperado estreitamente para a sua implementação final.

A ECIBC é uma demonstração concreta do que a Europa pode realizar trabalhando em sinergia com os Estados-Membros, a comunidade científica, a sociedade civil e as organizações de pacientes.

Porquê a ECIBC?

O cancro de mama é o cancro mais comum na Europa e a causa mais comum de morte por cancro em mulheres.

Embora a incidência de cancro de mama tenha aumentado a um ritmo diferente nos países europeus, a mortalidade diminuiu desde meados da década de 1990, mas não em toda a Europa. A existência de disparidades significativas nos padrões de mortalidade por cancro de mama em toda a UE sugere possíveis desigualdades nos cuidados de saúde prestados nos EM individuais. A ECIBC aborda estas desigualdades com o objetivo de reduzir o fardo do cancro a nível europeu.

 

Quais são os objetivos da ECIBC?

A ECIBC tem o objetivo final de estabelecer o sistema europeu de garantia de qualidade para serviços de cancro de mama, abordando todos os processos de atendimento, incluindo triagem, diagnóstico, tratamento, reabilitação, cuidados de sobrevivência e cuidados paliativos [1].

O esquema de Garantia da Qualidade Europeu estabelece os requisitos e indicadores para garantir que o tratamento do cancro de mama seja eficaz, seguro e centrado na pessoa.

No âmbito do Programa de Garantia de Qualidade Europeu, as Diretrizes Europeias da Mama abrangem o rastreio e o diagnóstico, enquanto a parte pós-diagnóstico da via do cancro é abrangida pela plataforma de orientações.

Finalmente, a ECIBC pretende propor um modelo europeu de formação sobre rastreio mamário digital para radiologistas e radiologistas, para apoiar as competências dos profissionais envolvidos.

 

Quais são os benefícios para mulheres e pacientes?

A ECIBC capacita mulheres e pacientes. Depois de os serviços de cancro de mama implementarem o Esquema de Garantia de Qualidade da Europa, o site mapeará os centros credenciados / certificados, permitindo que mulheres e pacientes tomem uma decisão informada sobre onde procurar atendimento.

O Esquema de Garantia da Qualidade centra-se nas necessidades das mulheres e garante que o rastreio e o percurso dos cuidados sejam totalmente cobertos.

O site da ECIBC hospeda as recomendações que são progressivamente lançadas, em diferentes versões feitas sob medida para as necessidades dos profissionais, pacientes e indivíduos, e os formuladores de políticas. As recomendações estarão disponíveis em todas as línguas oficiais da UE.

 

Como me posso envolver?

A ECIBC aplica uma abordagem inclusiva e ascendente. A ECIBC é apoiada por dois grupos de trabalho compostos por médicos e outros profissionais de saúde, pesquisadores e pacientes selecionados através de um processo transparente para participar do projeto de forma voluntária, após uma chamada pública para manifestação de interesse.

Todos são bem-vindos para participar nas chamadas de feedback sobre documentos específicos, bem como para a manifestação geral de interesse, lançados on-line nos estágios cruciais do desenvolvimento.

O feedback é essencial para a ECIBC, agora e quando o esquema de Garantia de Qualidade europeu será estabelecido: o feedback dos usuários nutre o ciclo de vida do esquema, ajudando com ajustes e melhorias contínuas.

Timeline

  • Diretrizes Europeias da Mama – publicação europeia progressiva e progressiva
  • Plataforma de Diretrizes – 2018
  • Modelo de treino de triagem de mama digital– 2018
  • Piloto do Esquema de Garantia de Qualidade Europeu a partir de 2018 e lançamento final em 2019

 

Quer saber mais?

Por favor visite o site da ECIBC em: ecibc.jrc.ec.europa.eu

Contactos

Comissão Europeia • Joint Research Centre (JRC)
Health, Consumers and Reference Materials
Health in Society
Via E. Fermi 2749 • 21027 Ispra (VA) • Italy
Tel.: +39 0332 78 9861
jrc-cancer-policy-support@ec.europa.eu

 

[1] Inserido no quadro jurídico europeu de acreditação.